RENASCITUDES

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Viagem para o Novo Ano




Hora de Fazer as Malas...

Será uma viagem maravilhosa, mas embora
rápida, precisarei chegar do lado de lá 
abastecida do meu indispensável.
Sabendo que não poderei levar muitas malas, 
selecionarei aquilo que me dá vida
repleta de alegrias, otimismo e muito amor.

Não poderei atravessar o caminho para o Novo Ano, 
se desde já não me enfeitar de esperanças e propostas:

Enxergar melhor tudo que de mim se aproxima e não vejo.
Buscar com maior empenho as respostas que ficam perdidas nas perguntas mal feitas.
Plantar e regar flores nos campos que jamais se permitiram jardinar.

Primeira Mala (Família)

A primeira mala vai abarrotada, todo mundo espremido,
cada um manifestando seus desejos, direitos, motivos...
Enfim, uma total confusão que, se não existisse,
também não levaria o nome de FAMÍLIA .

Mas nesta mala não pode faltar ninguém, porque
cada um com sua própria essência, faz a minha vida
bem mais perfumada e segura.

Tem dias que a gente acha a mala FAMÍLIA 
uma perfeita “MALA”. Parece pesada, ultrapassada,
espaçosa, desorganizada...
Já em outros dias, parece tudo isso de novo, mas
acaba sendo a mala de mão, a mala que a gente 
transporta com medo de perdermos em alguma estação.

A minha mala FAMÍLIA não fecha completamente, fica sempre uma brecha pra acolher quem precisa de família, 
de amor, de alegrias e muita agitação. Quem vê de fora, acha que é uma mala carnavalesca , tudo descombinado, 
precisando sempre e urgentemente de ordem, mas não é nada disso; o conteúdo desta mala é colorido, heterogêneo, aquece no inverno, refresca no verão, faz promessas de mudanças no outono, porque precisa estar 
forte e florido na primavera. São os únicos conteúdos que não podem misturar-se aos outros, porque — por mais defeitos que apresentem —  só juntos, entre eles, se compreenderão e se perdoarão.
Lá, no novo ano, ainda que eu me esforce, outras malas poderão se perder de mim, mas esta mala estará sempre pronta a seguir viagem comigo para qualquer outro destino, seja ele alegre ou triste, resultante de êxitos ou de fracassos.

Segunda  Mala (Amigos)

A segunda mala contém bens que adquiri ao longo do tempo.
Alguns me alcançaram, embora eu tenha sido arredia...
Outros, precisei conquistar e fazer muito por merecê-los.
E ainda transportarei na mala, num compartimento bem separado, aqueles que querem ir comigo, mas que já me decepcionaram, já me magoaram, mas merecem uma chance, porque também se dizem meus amigos.

Amigos não são perfeitos, mas se fazem quando convivem sem se decepcionar com as nossas imperfeições.
Amigos são flores que brotam no nosso deserto...
São troncos que suportam o peso dos nossos dissabores...
Verdadeiros amigos são raridades que não encontramos
nas vitrines, nem nas baladas, muito menos nos sonhos...
Até porque, amigos são reais, sofrem e se machucam com a gente e pela gente sem medidas e sem queixas...

Eu levo sim, levo comigo esta mala valiosa que percorrerá a estrada do novo ano, mostrando-me as flores e as pedras... 
É preciso se despir de máscaras e preconceitos para conquistar e conservar AMIGOS.
É preciso saber ouvir e silenciar... rir e chorar... 
É preciso saber amar aquele que nos guarda e nos condecora como Amigo.
Amigo não se forma somente com o tempo, mas o tempo  e as derrotas podem nos mostrar quem são nossos valiosos amigos.
Amigos que partiram jamais serão substituídos pelos novos, porque cada amigo é um amigo,
cada amigo é ele mesmo, porque a vida o transforma, mas com a gente ele é sempre igual.

Terceira Mala (Paixão)

O conteúdo da terceira mala vai levando junto 
uma parte “desmedida” do meu coração.
É importante acordar com a alma vaidosa
e fazer os minutos valerem por 24 horas.
É impressionante como a PAIXÃO nos veste
daquilo que a gente gostaria de ser...
Nos impulsiona ao voo mais alto...
Nos leva ao encontro da vista mais bonita...
Soltamos o freio sem medo de nos machucarmos...

A Paixão faz da gente meio gato, meio gente...
Vê estrela onde não tem e brinca de ser independente.

Se eu fosse para o novo ano levando apenas esta mala, iria de trem... de barco... pegando onda, na garupa das costas...
Iria vestida de cinderela e perderia certamente meu sapatinho de cristal, porque a Paixão cria sonhos e nos faz perder compromissos.... 
A paixão pede desprendimentos e audácias sem oferecer seguro contra decepções...
Pra transportar a mala da Paixão é preciso estar bem resolvido, porque seu conteúdo é forte enquanto sonha e frágil em cada despedida. 
A paixão arrepia e relaxa, mata e ressuscita.
Mas eu levo a mala da Paixão sem medos, porque preciso me sentir viva, bonita, eternamente jovem e pronta pra recomeçar.

Quarta Mala (Lembranças)

Não há como deixar pra trás o conteúdo desta mala;
trata-se de relíquias, importantes lembranças
que formam a minha história de sonhos e realidades.
Seu conteúdo é bem diversificado, mas cada um
ocupando o seu devido espaço .
Alguns são acompanhados de melodias... 
cantos de pássaros... barulhinho de mar...
Outros adormecem e despertam no mais harmonioso silêncio.
Alguns se fazem mais presentes do que passado, 
porque fazem dos meus dias a minha eternidade.
Outros são intocáveis, mas surgem sempre no cantinho dos meus olhos com uma lágrima de saudade.

Mala de lembranças é um baú guardando sentimentos e experiências que não perderam a intensidade, apenas se transformaram e, cada um deles pode ter transformado uma parte da gente num ser muito melhor, muito mais maduro, mais sensível, mais corajoso, mais bonito...
Quando eu chegar no novo ano, certamente acrescentarei mais lembranças a esta mala e dela nunca precisarei
retirar nada, porque até mesmo as decepções que ainda viverei também se transformarão em grandes aprendizados.
A mala das lembranças vai comigo para o Novo Ano, 
porque são as experiências que fazem o passado tanger o futuro!

A todos que fazem parte da minha bagagem, desejo uma ótima viagem e que esse Novo Ano seja um lugar e um tempo de ser feliz!

Saúde
Sucesso
PAZ
Alegrias
Tolerância
Solidariedade
Sabedoria
Sonhos
Amizades verdadeiras
Paixão
Perseverança
Recompensas
Respeito
Amor, muito AMOR!

Carinhoso abraço,

Ilka Vieira
(autora do texto)

Um comentário:

  1. Magnífico! Mais profundo e transparente é impossível!
    Vê como sempre te acho? rs
    Abraços do amigo que te admira e quer bem,
    Guilherme Rozack

    ResponderExcluir